Perguntas frequentes

Índice

Geral

  • O que é Verge?

    Verge é um ledger (livro-razão) público com foco em privacidade, verificado pela tecnologia blockchain. Sua estrutura é construída em torno de transações descentralizadas com suporte de uma comunidade global.

  • Verge é open-source?

    Sim, Verge é um projeto open-source. Você pode navegar em nossa conta no GitHub e acessar todos os repositórios/códigos. É importante notar que Verge não é uma empresa ou possui uma empresa por trás dando suporte.

  • Como posso adquirir Verge?

    Há várias maneiras de se adquirir moedas Verge (XVG). A mais comum é comprá-las em uma exchange (bolsa de valores) que negocia Verge. Usuários também podem doar uns aos outros em uma das plataformas sociais integradas (utilizando um bot Verge oficial). Se você possui um dispositivo Android, você também pode adquirir Verge acessando enviar/receber moedas no aplicativo.

  • Verge foi pré-minerada?

    Não, Verge não foi pré-minerada. Isso significa que todos os desenvolvedores compraram suas moedas Verge como todo mundo.

    • Como o desenvolvimento do Verge é financiado?

      Verge é um projeto open-source, portanto, todo trabalho de desenvolvimento é financiado através de doações de desenvolvedores e comunidade. Atualmente estamos explorando outros métodos para financiar o desenvolvimento, incluindo uma loja Verge com produtos oficiais e Mining Pool com suporte a multi-algoritmo.

    • Por que o Verge possui um ledger público?

      Nós acreditamos que um blockchain deva ser público por uma série de razões, principalmente para proteger os usuários. Com um blockchain público você é capaz de enxergar a distribuição das moedas e como as pessoas estão utilizando-as.

      Você é capaz de visualizar todas as transações do blockchain, porém, você não conseguirá identificar o remetente e destinatário bem como a localização física dos mesmos.

    • Onde eu posso verificar a lista dos mais "Ricos do Verge"?

      Você pode visualizar a lista aqui. Se o site estiver fora do ar, por favor nos notifique, pois trata-se de um servidor doado pela comunidade.

    • Onde posso aprender mais sobre o Verge?

      Nós estamos em inúmeras plataformas sociais. Somos muito ativos no Twitter, Telegram, Slack e Discord.

    • Onde posso encontrar o roadmap?

      Apresentamos o roadmap em nosso site, onde geralmente listamos os itens em que estamos trabalhando pelos próximos um ou dois meses. Nós não gostamos de colocar itens de longo prazo (maiores que 3 meses) em nosso roadmap pois, em cripto, as coisas mudam rápido demais para anteciparmos tanto.

    Privacidade

    • What is Wraith Protocol?

      Wraith Protocol is a technology that allows the user to choose between public and private ledgers on the same blockchain. More details can be found on the blog and in the Blackpaper.

    • Why use Verge for anonymity and not any other crypto over Tor?

      Verge Currency wallets feature Tor and I2P networks already integrated, so that there is no additional setup required. Just download the wallet and start transacting with your IP-address obfuscated.

    • Why TOR and not simply VPN?

      Both Tor and I2P encrypt all network traffic so that a user's IP address and data cannot be accessed. A Virtual Private Network (VPN) also encrypts network traffic, but you must trust the VPN provider to not log any of your activity (which they can and often do). Read this gist for more information about the pitfalls of VPN services.

    • Will Verge Currency have Masternodes?

      No, we believe Masternodes are a weakness and centralize the network. A hacker could very easily perform a DDOS (Distributed Denial of Service) attack on the Masternodes, causing the network to be brought down.

    • Why am I Seeing No Connection on my Verge Tor Android app?

      If you see "no connection" on your main balance screen, please open the Orbot app and select "apps VPN mode" in the top left menu. A more detailed guide on how to use the Verge Tor Android Wallet can be found here.

    Wallets

    • Qual wallet Verge devo utilizar?

      Há dois tipos de wallets Verge que você pode utilizar: QT e/ou Electrum. Para uso diário, recomendamos que você baixe a wallet Electrum.

    • O que é Electrum?

      Electrum é uma solução de wallet Bitcoin leve e open-source. Verge fez um fork do código da wallet Electrum e a atualizou para funcionar com seu blockchain.

    • O que é uma wallet Electrum?

      A Electrum é uma wallet com foco em velocidade e baixa utilização de recursos. Ela utiliza uma tecnologia chamada Simple Payment Verification (SPV), que verifica a transação Verge sem a necessidade de baixar todo o blockchain. A tecnologia SPV permite que o tempo de confirmação caia para ˜5 segundos (ao invés dos ˜30 segundos de uma não-Electrum). Para mais perguntas sobre Electrum acesse a página de FAQ da Electrum.

    • O que é QT?

      QT é uma aplicação multiplataforma e framework para UI para desenvolvedores C++. Ela permite que desenvolvedores C++ disponibilizem seus softwares para diferentes plataformas. Para o Wikipedia, o toolkit recebeu o nome de QT por que "a letra 'Q' era bonita nos Emacs de Harvard e a letra 't' foi inspirada no Xt, o toolkit X".

    • O que é uma wallet QT?

      Wallets QT requerem que você baixe todo blockchain Verge em seu computador, em outras palavras, seu computador deve manter uma cópia de todas as transações já realizadas. Atualmente o blockchain Verge possui ~1GB e continuará aumentando, pois há cada vez mais usuários realizando transações. Se você está usando uma wallet QT certifique-se de que seu aparelho possui espaço extra suficiente para armazenamento do blockchain.

      Toda vez que você abrir sua wallet QT ela irá sincronizar e baixar as últimas atualizações no blockchain para seu computador. Se decidir utilizar a wallet QT é melhor que você utilize-a regularmente, caso contrário pode levar uma hora ou mais para baixar as últimas atualizações no blockchain (dependendo de quanto tempo se passou desde a última vez que você abriu sua wallet)

    • Como crio um backup da minha wallet?

      Se você estiver utilizando uma wallet Electrum, tudo o que precisa fazer é guardar as 12 palavras que compoem a seedphrase (frase-semente, em tradução livre) de forma segura. Ao criar sua wallet Verge pela primeira vez lhe é fornecida a seedphrase. Você também pode acessá-las acessando as configurações da aplicação. Nós não recomendamos que armazene sua seedphrase eletronicamente pois desta forma é possível serem roubadas. Se alguém tiver acesso à sua seedphrase será possível roubar todas suas moedas.

      Enquanto você possui sua seedphrase sempre será possível recuperar sua wallet. Por exemplo, se Bob estiver utilizando a wallet Verge Android TOR e acidentalmente deixar seu celular cair na água (inutilizando-o), ele pode facilmente recuperar sua wallet Verge em seu novo telefone, baixando novamente a app Verge e utilizando a seedphrase. Se você não se lembrar da sua seedphrase todas as moedas que você possuir em sua wallet serão pedidas.

      Se desejar encriptar a wallet QT, você pode criar uma senha em Settings -> Encrypt Wallet. Uma vez criada a senha, você pode criar uma cópia encriptada de sua wallet acessando File -> Backup Wallet. As chaves privadas de sua wallet QT estão salvas no arquivo wallet.dat. Sempre que enviar moedas Verge, a wallet irá utilizar a chave privada contida no arquivo wallet.dat. Tenha em mente que toda vez que criar um novo endereço na wallet Verge, você DEVE criar um novo backup.

      Enquanto mantiver seu arquivo wallet.dat atualizado, você será capaz de recuperar e importar suas moedas para outra wallet Verge. Caso perca o arquivo wallet.dat todas as moedas contidas nela estarão perdidas.

    • Minha wallet está levando muito tempo para sincronizar. Há algo que possa ser feito para acelerar esse processo?

      Sim, você pode fazer o download da última versão do blockchain Verge aqui. Após efetuar o download, por favor leia as instruções. Assim que completar as instruções reabra a wallet e aguarde até que finalize a sincronização dos últimos blocos, o que pode levar até 1 hora.

      Lembre-se que nós fornecemos uma wallet Electrum, que é muito mais rápida pois não requer uma cópia do blockchain em sua máquina.

    • Por que eu aparece 'no connection' em minha wallet TOR Android?

      Se você está vendo "no connection" na tela principal, por favor abra o aplicativo Orbot e selecione "apps VPN mode" no topo do menu esquerdo.

    Mineração

    • Verge é POW or POS?

      Verge é 100% POW (Proof of Work). Nós acreditamos que o sistema POS (Proof of Stake) beneficia injustamente usuários que possuem mais moedas, tornando-os ainda mais ricos. Este é, também, o principal problema nas moedas fiduciárias tradicionais (ex. BRL, USD).

    • Quais algoritmos o Verge suporta?

      Verge suporta multi algoritmos, o que significa que indivíduos com diferentes equipamentos de mineração também estão aptos a minerar Verge, trazendo maior segurança através da descentralização e uma distribuição de moedas mais justa entre a comunidade mineradora. Verge é uma das poucas criptomoedas a suportar cinco tipos diferentes de algoritmos de hashing: Scrypt, X17, Lyra2rev2, myr-groestl e blake2s.